No conteúdo de hoje, entenda o que é ESG, um novo modelo de negócio que vem ganhando popularidade no segmento de sustentabilidade corporativa.
Por mais que sejam frequentemente associadas, os termos ESG e Sustentabilidade não possuem o mesmo significado e, por isso, não podem ser utilizados para o mesmo fim.
No artigo de hoje, você irá conhecer tudo sobre a ESG, uma das siglas mais famosas do Brasil e do mundo, frequentemente aplicada em questões ambientais, sociais e de governança corporativa.
Aproveite a leitura e se divirta!
O que significa ESG?
Cunhada em 2004 em um relatório feito pelo Pacto Global, a sigla “ESG” vem do inglês e significa: Environmental (Ambiental, E), Social (Social, S) e Governance (Governança, G).

Com o passar dos anos, o termo passou a ser utilizado no lugar da palavra “Sustentabilidade” em diversos fóruns de discussão, pesquisas e relatórios para se referir a empresas e/ou entidades que estão colocando em prática novas atitudes para serem socialmente responsáveis, ambientalmente sustentáveis e administradas de maneira correta.
Diferentemente do que muitos pensam, a sigla ESG não pode ser utilizada como sinônimo de sustentabilidade, uma vez que elas não possuem o mesmo significado.
O único ponto em comum entre elas são os objetivos, pois ambas buscam alternativas para melhorar as práticas das empresas, contribuindo para agregar valor à marca e conquistar novos clientes.
Práticas ambientalmente sustentáveis: como colocar em prática na sua empresa
Para que uma empresa seja sustentável, é preciso implementar ou melhorar suas práticas de ESG. Para isso, confira a seguir, algumas das práticas ambientalmente sustentáveis que uma companhia pode colocar em prática no seu dia a dia:
- Reaproveitamento da água
Devido a escassez de água em vários lugares do Brasil, tornou-se extremamente necessário que empresas de todos os portes e segmentos adotassem novas medidas para o reaproveitamento e diminuição do desperdício da água. Como:
- Coleta de água da chuva;
- Conserto de torneiras e encanamentos vazando e com trincos;
- Uso de torneiras automáticas que controlam a saída de água.
- Descarte adequado de resíduos
O descarte incorreto de resíduos continua sendo um dos principais motivos pela contaminação do solo e lençóis freáticos. Para reverter tal situação é necessário a adoção de novas práticas de descarte, como:
- Separação de resíduos conforme a sua composição e possibilidade de serem ou não reciclados;
- Instalação de recipientes adequados para o descarte de resíduos por todo o ambiente corporativo.
- Adoção de embalagens sustentáveis
Além de contaminarem o solo e lençóis freáticos, as embalagens plásticas são uma grande ameaça aos animais, causando inúmeras mortes todos os anos.
Uma das alternativas mais eficazes para frear essa situação é a adoção de embalagens sustentáveis, fabricadas com material reciclável, como as da ProtePrime.
Ideais para o acondicionamento, transporte e preservação de produtos, as embalagens recicláveis da ProtePrime também são ótimas para a promoção da marca para o consumidor.
Não perca mais tempo e ajude na preservação do meio ambiente com ajuda das embalagens recicláveis da ProtePrime. Acesse a loja virtual e confira todos os modelos disponíveis.
Gostou de aprender um pouco mais sobre a ESG e qual a importância dela para a preservação global? Pois aproveite e confira outros conteúdos em destaque no blog da Proteprime:
- Responsabilidade ambiental: saiba qual é a importância para o seu negócio
- Plástico bolha na zona leste: conheça as principais vantagens deste produto
- Práticas sustentáveis em empresas: conheça 5 soluções essenciais
Deixe a sua sugestão de conteúdo, elogio ou dúvida na área de comentários a seguir. Até a próxima!